Pesquisar este blog

sexta-feira, 8 de janeiro de 2010

Libertos para servir: reflexões sobre o prazer no serviço a Deus

Capítulo 1




O motivo
deste manuscrito



1. Davi, pastor evangélico batista, ordenado por Deus aos vinte e um dias de dezembro de 1991, para servir como pastor na IB Monte Castelo, Nova Iguaçu, Associação Primeiro Centenário e, aos sete dias de dezembro do ano de 2002, empossado no ministério da Primeira Igreja Batista da Fazenda Botafogo*, Associação Norte Carioca, segundo a graça e a misericórdia do nosso Senhor Jesus Cristo,


2. aos amados do Senhor Jesus Cristo, como rebanho congregado na localidade da Fazenda Botafogo, Coelho Neto, Rio de Janeiro; aos queridos e diletos amigos e irmãos em Cristo que, como eu, militam na liderança cristã; e, em especial, aos novos convertidos que iniciam sua caminhada cristã:


3. No intuito de que haja o entendimento por todos vocês da liberdade que existe na graça de Cristo, que nos livrou do domínio e da escravidão do pecado, escrevo para vos fortalecer cada vez mais na comunhão de Deus.


4. Muitos novos-crentes foram por mim batizados no decorrer dos anos de 2005 a 2008. Não apenas na Fazenda Botafogo, mas em igrejas co-irmãs, como a Primeira Igreja Batista de São Mateus, SJM, RJ, o Senhor Jesus me concedeu a oportunidade e o privilégio de batizar. Esperamos que todos, dentre eles Thayná, Ygor, Renato, Mateus, Rafael, Marcos, Gabriel, Evaldo e o pequenino Pedro, estejam alegres e dispostos como nos momentos iniciais de sua carreira na fé.


5. Uma dica: Não confundam a liberdade recebida com uma oportunidade para pecar. Estejam atentos para dar curso à vossa vida, afastando-se do pecado, rumo à santidade de Deus. Devemos lembrar que uma tentação específica sempre nos ronda: para que deixemos o evangelho que abraçamos e voltemos para a velha vida, em que o pecado tinha domínio sobre nós, e nos escravizava.


6. Por um lado, o próprio inimigo, Satanás, esforça-se nessa finalidade, sendo ajudado por todos aqueles que, movidos por seus próprios interesses, e pela ganância desenfreada, trabalham no meio do povo de Deus, em louvor de si mesmos e para saciar seus próprios ventres.


7. Evitem esses tais, pois, ao terem se desvirtuado da Palavra de Deus, são instrumentos do inimigo para a vossa destruição. Resistam, alicerçando-se na Palavra de Deus, cujo teor orienta-nos todos na verdadeira fé, uma vez dada aos santos, e anunciada a nós quando de nossa adesão a Cristo.


8. Uma verdade absoluta: o evangelho a nós pregado é único em conteúdo, valor e eficácia para a salvação de nossas almas, pois este é o alicerce da fé cristã.


9. É nosso desejo, também, explicar que ao romper com a antiga maneira de viver, e ao abraçar por livre e espontânea decisão o serviço a Cristo, não somos mais escravos da lei, e sim servos do Rei, tratados como filhos e amigos.


10. Como é bom ver na igreja a renovação diária. Renovação esta causada pelo mover do Espírito, como afirma a Escritura: “e, porque sois filhos, Deus enviou aos nossos corações o Espírito...” (4.6a).


11. É hora para a afirmação da nossa fé, na esperança que está proposta diante de nós, por Jesus Cristo, nosso Salvador. Tal fé é libertadora, encorajadora e dinamizadora, gerando uma fonte inesgotável de vida nos que nela se firmam.


12. É hora de dar lugar a Deus, deixando-o conduzir a nossa vida e produzir em nós seu fruto, que, como afirma Paulo, são “as marcas de Jesus” (6.17). 


---
* No dia 7 de dezembro de 2009 deixei as atividades pastorais, após completar 7 anos à frente do ministério pastoral da PIB Fazenda, RJ.

2 comentários:

  1. Compreendo em suas palavras a existência de um desabafo, em relação ao tratamento e experiências adquiridas nos seus longos anos de ministério.
    Entre os seus desabafos, existem fatos que nortearam o ministério pastoral. Muito boa sua proposta, gostaria de ler todo o teor, com certeza cooperará para o meu desenvolvimento, teológico.
    Deus o abençoe meu irmão.
    De seu amigo e irmão.
    Pr. Adir Ferreira

    ResponderExcluir
  2. Os capítulos serão postados diariamente. A proposta é o diálogo com os (então) membros, daí as relações de vida muito íntimas e próximas...

    Não é bem um desabafo, pois não posso "escrever" as coisas que me atormentam hoje, quando o assunto é a igreja e o ministério, em forma de diálogo. A gente sofre "calado" e espera em Cristo que ele pacifique nossos corações.

    O texto foi escrito em 2006 e reeditado em 2008.

    Aproveite o comentário de Gálatas.

    Abraços.

    ResponderExcluir