Pesquisar este blog

segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

Libertos para servir: reflexões sobre o prazer no serviço a Deus

Capítulo V

a nova percepção
de vida do cristão


1. Nada é tão lindo para o cristão do que a nova maneira de ver o mundo e viver nele após sua conversão a Jesus... Mas como isso se dá? Quais são os principais acontecimentos que dão origem a esta mudança? As pessoas à nossa volta conseguem notá-la? Paulo pretende mostrar nos mínimos detalhes sua experiência com Cristo. Vamos ouvi-lo:

2. A mudança na vida do apóstolo aconteceu quando “aprouve a Deus” (1.15a), ou seja, quando Deus resolveu, desejou. Ele já havia afirmado que homem algum o tinha ensinado ou convocado para a missão de sua vida, mas o próprio Deus fora responsável por sua mudança.

3. A mudança ocorreu porque Deus o havia separado “desde o ventre da mãe” (1.15b), ou seja, que Deus decidira que daria termo ao seu desejo para a vida e a carreira de Paulo, designando-o como apóstolo, conduzindo-o durante toda a sua existência.

4. A mudança ocorreu porque Paulo respondeu ao chamado de Deus, como um favor imerecido, mas livremente outorgado pela bondade divina, que a todos quer salvar. Diz-nos o apóstolo: “e me chamou pela sua graça” (1.15b).

5. Pela instrumentalidade da graça, Deus concede aos pecadores, que estão destituídos de méritos pessoais, o perdão de suas ofensas, ao mesmo tempo em que estende o convite para que recebam a salvação eterna em Cristo;

6. Todos nós, que respondemos ao chamado da graça, pela conversão a Cristo, somos guardados, fortalecidos e aumentados em nossa fé e conhecimento de Deus, para que Cristo seja formado em nós (4.19b).

7. Essa formação se dá pela reprodução do caráter de Cristo em cada salvo, quando o mesmo vive em obediência aos mandamentos de Deus. Por isso afirmou o apóstolo João: “Mas qualquer que guarda a sua palavra, nele realmente se tem aperfeiçoado amor de Deus. E nisto sabemos que estamos nele: aquele que diz estar nele, também deve andar como ele andou” (1Jo 2.5,6).

8. A mudança ocorrida é percebida por todos, conforme podeis conferir na leitura dos últimos versículos do primeiro capítulo: “Não era conhecido de vista das igrejas de Cristo na Judéia; mas somente tinham ouvido dizer: Aquele que outrora nos perseguia agora prega a fé que antes procurava destruir; e glorificavam a Deus a respeito de mim”.

9. Os cristãos que habitavam na região da Judéia, depois de terem ouvido que aquele homem perigoso, que perseguia os cristãos e os encerrava em prisões ou consentia na sua morte, agora pregava o evangelho da salvação, passaram a exaltá-lo, revesti-lo de honra (v. 24).

10. A mudança ocorrida na vida do homem que se entregou aos cuidados de Cristo é facilmente perceptível ao mundo. O comportamento antigo, que era conduzido pela natureza humana pecaminosa, é substituído por outro, de grande impacto.

11. Essa mudança pode ser entendida com uma imagem interessante: Imaginemos uma população vivendo numa cidade pequena, cercada de altos muros por todos os lados. São tão altos, que impedem a visão para fora dos limites da cidade. Num certo dia, um relâmpago atingiu uma grande árvore, que foi derrubada em direção ao muro. Um morador da cidade resolveu escalar aquela árvore e, surpreso, vislumbrou nos arredores da cidade uma grande e bela pradaria, com animais pastando tranqüilos, e mais ao longe um rio que alimentava uma bela floresta. Aquele homem deu pulos de alegria, desceu e contou a novidade aos outros. Muito rapidamente, abriram uma passagem e saíram para não mais voltar. Afinal, o outro mundo era melhor.

12. Assim se explica a libertação espiritual do cristão. Antes, vivia cercado pelos muros do pecado, sem perceber a beleza da vida que Deus proporcionava ao seu redor. Agora, com a salvação recebida pela fé em Cristo Jesus, foi derrubado o muro do pecado, e abriu-se uma porta para a chegada ao reino dos céus. A grande mudança foi de um reino (o do pecado) para outro (o de Cristo). Por essa razão, Paulo disse: “Se estivesse ainda agradando aos homens, não seria servo de Cristo” (1.10b).

Um comentário:

  1. A PAZ
    PASTOR DAVI

    Sou nova convertida e nao entendo o chamado de Deus. As vezes acho que seja para o Sr. fazer a obra em nossa vida e fazer diferença dentre os cristãos convertidos e os impios.
    Outras vezesd acho que o chamado é para todos convertidos, que estão na Igreja, e se dizem cristãos?
    Sendo assim, porque nem todos fazem a obra, porque nem sempre vemos milagres grandiosas de transformação na vida daquela pessoa, etc...
    Queria entender melhor em nome de Jesus.

    KATIA RJ
    KATIA_2008ADV@HOTMAIL.COM

    ResponderExcluir